1º FESTEJO MUNDIAL EM REDE

O Eranos Círculo de Arte participará no dia do Teatro Lambe-lambe (30 de setembro), do 1º Festejo Mundial em Rede, comemoração dos 24 anos do teatro lambe-lambe com apresentações simultâneas em diversas cidades do Brasil e 5 países diferentes. Itajaí contará com 11 caixas no dia da comemoração, que se apresentarão à partir das 17h30min em frente à casa da cultura Dide Brandão. Abaixo um pequeno texto falando sobre o evento e o teatro lambe-lambe.

EncontrodeCaixeirosw

1º FESTEJO MUNDIAL EM REDE
Evento internacional para comemorar os vinte e quatro anos do Teatro lambe-lambe:

Evento inédito em comemoração aos 24 anos do teatro lambe-lambe, irá promover apresentações em vários estados brasileiros e em cinco países diferentes. Os grupos presentes na programação do 1º Festejo Mundial em Rede irão se apresentar simultaneamente em suas cidades, no dia 30 de setembro, exatamente na data de aniversário deste gênero teatral, que nasceu na Bahia, em 1989.

Itajaí faz parte da programação internacional com um “Encontro de Caixeiros”, envolvendo cinco companhias itajaienses. As apresentações de lambe-lambe acontecem na Rua Hercílio Luz, no Centro, em frente à Casa da Cultura Dide Brandão, das 17h30 às 19h. Irão se apresentar, a Cia andante, Cia Mútua, Eranos Circulo de Arte, Linha das Mãos Produções Artísticas e Caroline Voltoline, com a participação do malabarista Dylan Oliveira. Em Itajaí, o evento será organizado pela Cia andante e tem a parceria do Edital de Eventos Comunitários da Fundação cultural de Itajaí. ( espaço para citar os detalhes do evento da sua cidade)

O FESTEJO tem por objetivo comemorar, promover e difundir o dia do teatro lambe-lambe em todo o mundo. “Começamos com esta ideia nas redes sociais e os artistas e grupos de diversas cidades que trabalham com teatro lambe-lambe acabaram aderindo à ideia, o que contribuiu para que o evento tomasse uma proporção em nível internacional”, explica a atriz e produtora Jô Fornari, integrante da Cia Andante, idealizadora do evento .

As cidades brasileiras já confirmadas para o 1º Festejo Mundial em Rede são Itajaí, Porto Belo, Jaraguá do Sul, Joinville, Florianópolis, Ribeirão Preto, São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Belo Horizonte, Novo Hamburgo e Garanhuns; além dos países: França, Inglaterra, Uruguai, Chile e Argentina.

O que é teatro lambe-lambe?

O teatro lambe-lambe é uma das várias manifestações das quais se constituem o teatro de animação contemporâneo. As apresentações acontecem dentro de uma caixa, por meio da manipulação de bonecos ou objetos, e para um único expectador por vez. Além disso, as apresentações possuem um curto tempo de duração. Criado em Salvador por Ismine Lima e Denise di Santos, foi inspirado nas antigas caixas de fotografia lambe-lambe.