3ª Idade na 7ª Arte

Itajaí foi a locação da filmagem de cinco roteiros de exercício de vídeo, onde todos os participantes como atores são pessoas da “melhor idade”, acima de 60 anos, que nunca tiveram contato com atuação ou vídeo. É mais frequente a existência de atividades de inserção da melhor idade na área de tecnologia e da informática, e trabalhos na área audiovisual são praticamente inéditos na região.

Os roteiros, criados pelos próprios participantes, que foram gravados são: A descoberta; A viagem; Jantar italiano; Anúncio de jornal; e Coração é Terra que ninguém vê. As filmagens foram feitas em locações no município, em alguns pontos turísticos como a Praça “Mima” e Igreja Matriz, e também da Cantina Família Frassini e Grande Hotel, que gentilmente cederam o espaço. O exercício artístico de vídeo é a atividade final da “Oficina da Memória”, oferecida pelo SESC com coordenação de Sandra Coelho e edição/filmagem de Leandro de Maman, membros do Eranos Círculo de Arte.

A oficina tem como foco um trabalho voltado à memória, mas nesta versão, foi proposta a criação de roteiro e atuação, bem aceita pelos participantes. Houve um engajamento bem grande por parte dos participantes. Uma dessas pessoas vinha aos encontros sempre com muita dor e a base de morfina, e surpreendentemente nesse exercício proposto teve um desempenho muito bom. Chegou um dia na oficina com o roteiro pronto que tinha escrito em casa, onde ela seria a atriz principal. Foi uma surpresa muito gratificante.

A exibição dos vídeos aconteceu no SESC Itajaí no dias 09 e 11 de junho, em que os roteiristas/ atores puderem ver seus curtas finalizados, e cada um ganhou um CD para poder mostrar o trabalho para familiares e amigos. Abaixo as fotos das equipes de criação:

Equipe do curta "A Descoberta"

Equipe do curta “A Descoberta”

Equipe do curta "Anúncio de Jornal"

Equipe do curta “Anúncio de Jornal”

Equipe do curta "A Viagem"

Equipe do curta “A Viagem”

Equipe do curta "Coração é Terra que Ninugém Vê"

Equipe do curta “Coração é Terra que Ninugém Vê”

Equipe do curta "Jantar Italiano"

Equipe do curta “Jantar Italiano”