II Provocações Urbanas

ProvocacoesUrbanasCartazok

O “II Provocações Urbanas” é um evento interdisciplinar de arte na rua, que tem como proposta deslocar as pessoas de seu movimento cotidiano, e infiltrar na rotina uma dose inesperada de poesia em suas mais diversas manifestações. A curadoria e produção é feita pelo Eranos Círculo de Artes de Itajaí que prioriza manifestações de arte que utilizam o meio urbano como matéria prima para criação artística, causando provocações inesperadas e corrompendo de certa forma o ritmo urbano. O SESC é correalizador do evento, e conta com o patrocínio da Prefeitura de Itajaí e Fundação Cultural de Itajaí através do edital de eventos comunitários.
Confira abaixo a programação completa:

26 a 31/10
Instalação Figuras da Alma – Mauro Caelum
Figuras da Alma são desenhos que povoam o imaginário. Um resgate da infância vivida. O sagrado, a natureza, vida e morte. Setas que indicam caminhos. Esquinas e encontros.

provocacoesfiguradaalma

26/10 – 12h
Intervenção ‘Mindingos’ – Grupo Risco de Teatro
Intervenção artística no ambiente da rua que apresenta personagens em conflito com a arte, com a pobreza e principalmente com as relações limites entre artistas. Por meio do jogo opressivo busca-se uma análise das relações humanas acerca das reações e movimentações por parte dos transeuntes.

provovacoesmindingos2

27/10 – 15h
Performance Memórias – Sandra Coelho
Em “Memórias” lembranças são guardadas no corpo-vestido da performer. De cada bolso uma história pode ser resgatada. Troca-se memórias, adia-se o esquecimento, lembranças desconhecidas procuram no outro um novo espaço na memória.

img_3225memorias

28/10 – 16h
Performance Reflexo – Leandro Maman
Intervenção urbana em que o performer faz uso de um espelho para buscar outras formas de olhar o espaço urbano. Uma porta se abre aonde é possível a cidade se ver na virtualidade de um reflexo.

reflexo

29/10 – 16h
Performance Cortes em Nós 2 – Franzoi
A performance lida com os cortes que a sociedade impõe ao ser humano. Cortes geográficos, políticos, antropológicos e sociológicos que influenciam o comportamento contemporâneo entre os seres humanos. Suas inquietações quanto a sua existência e a do outro. A percepção, ou não, do outro. Da necessidade, ou não, do outro. Da angústia de ser visível e/ou invisível. E do quanto o corpo consegue suportar dentro do espaço e tempo a que é submetido.

corteemnosfranzoi

30/10 – 12h
Performance Verdade 1000 vezes repetida se torna verdade – Sergio Adriano H.
A proposta visa realizar Ação/Exposições de Arte em tapumes e muros–espaços públicos na cidade de Itajaí. Locais abandonados ou semi abandonados, que não estejam inseridos no universo cultural e a sombra da sociedade, onde o invisível esteja presente.

verdade100vezes2

31/10 – 10h
Intervenção Costume – Téspis Cia de Teatro
Com o que você se acostumou hoje? é a pergunta que serviu como ponto de partida para a interferência “Costume” da Téspis Cia. de Teatro. Misto de teatro, performance, hapenning e intervenção urbana, “Costume” se inspira nos trabalhos do artista polonês Tadeuz Kantor (1915 – 1990) que tinha como diretrizes para suas criações a utilização de grandes espaços cênicos (suas possibilidades de expansão e contração), os objetos (sejam eles bonecos ou próteses / extensões para os atores) e a repetição (tanto de ações como imagens / ecos de uma realidade anterior).

costume