#MERGULHO – 10º FITA – Festival Internacional de Teatro de Animação

O espetáculo “#MERGULHO – experiência teatral para crianças” marcou presença no “10º FITA – Festival Internacional de Teatro de Animação”, realizando 4 apresentações no Centro de Cultura e Eventos da UFSC nos dias 16 e 17 de Maio. Confira abaixo o comentário que saiu no blog do Evento sobre o espetáculo:

Selects-Mergulho-17_05-Centro-Conv-UFSC-13-800x480

Espetáculo #Mergulho convida o público para construção da narrativa

O original espetáculo Mergulho tem sua gênese em um trabalho conjunto com alunos de escolas públicas que foram convidados a criar narrativas a partir do tema mar.

Sabendo que o trabalho artístico contemporâneo com o público infantil implica projetos cênicos especiais, o grupo aposta no uso de aparatos multimídia, com ênfase na projeção digital, manipulada ao vivo. Nos últimos anos, a tecnologia avançou muito, com isso, o próprio termo tecnologia adquiriu novo significado junto a uma paisagem sonora que evoca o pensamento imaginativo-criativo, científico.

Durante o espetáculo, a plateia é convidada a construir a narrativa e resolver o conflito dramático de dois personagens, que vivem em universos distintos ele na terra e ela no mar. A trama gira em torno do encontro dos dois, com a ideia de trazer para o palco a mesma relação que os pequenos têm com a tecnologia e fazê-los brincar com estes seres “vivos digitalmente”. Para provocar esse encontro, é necessário que a plateia interaja com atores que transitam em uma engenhosa cenografia virtual, junto a personagens realistas e fantásticos que habitam nas profundezas do mar, gerando um ambiente de fantasia e criatividade onde a criança é convidada a elaborar respostas a distintas situações que vão surgindo em cena.

Sassá Moretti

Professora de Artes Cênicas da UFSC

fonte: http://www.fitafloripa.com.br/2016/espetaculo-mergulho-convida-o-publico-para-construcao-de-narrativa