workshop, 10 minutos web, processo e vídeos

Esse post é para documentar o desenvolvimento do processo de criação da performance 10 minutos web, que foi selecionada para o II Festival Internacional de Arte e Mídia (FAM).

Tudo começou com uma imagem de uma apresentação de nossa performance poética”Palavra Muda”, que agora faz circulação nos bairros de Itajaí. A imagem era a projeção através da janela do SESC, que dava para a rua e produziu um impacto visual bem interessante, de dentro pra fora. Eu (Leandro) e Sebastião começamos a pensar em alguma idéia para utilizar esse potencial  imagético, daí surgiu a idéia da performance “10 minutos”, em que utilizaríamos imagens justapostas com sombra de um performer que, ao vivo, interagiria com a platéia através do celular, tendo 10 minutos de vida, tempo esse que aumentaria caso houvesse interações via celular. Esta performance foi apresentada na UNIVALI, no dia 03 de novembro, com um bom nível de interação com a platéia, parando uma galera da universidade para assistir.

10minutos

Antes mesmo de executar a idéia dos “10 minutos”, soubemos do FAM, e sentimos vontade de inscrever um trabalho, pensamos em nosso repertório (passado e futuro), e vimos que nenhum de nossos trabalhos se encaixava com o perfil do Festival, seria necessário criar algo novo, ou adaptar. Nisso começamos a pensar em variações do 10 minutos para que ele “coubesse” em vídeo conferência, para ser realizado via web, e não no formato inicialmente pensado. Daí veio a idéia de uma bomba no corpo, e mostrar o celular para a câmera a medida que chegassem as mensagens, mantendo a relação com o celular, utilizando recuros tecnológicos mínimos. A princípio pensamos em fazer via skype.

Fomos selecionados, e entre o tempo da produção do material e a apresentação, ministramos um workshop no SESC, chamado “performer e multimidia”, em que tivemos como resultado final uma ação de envelhecimento, até chegar ao esqueleto, que foi apresentado na Maratona de Contos. Abaixo um vídeo de registro do trabalho (no vídeo, Telja Rebelato):

O esqueleto era velho conhecido nosso, já utilizado em “Palvra Muda”, e gerando um ótimo resultado visual, a novidade era a gradação da aparição do esqueleto no corpo, que incorporamos como solução para o fim de “10 minutos web”, já que queríamos algo que não fosse a explosão da bomba para o final, não queríamos que ficasse realçado a questão do homem bomba, nossa idéia era muito mais discutir a inevitável finitude de nossa existência do que um ato suicida.

Outra alteração foi o uso do ustream.tv para fazer a vídeo conferência no lugar do skype, possibilitando desta maneira que outras pessoas, que não estavam no festival também pudessem participar. Na primeira apresentação (30/10) para Brasília, recebemos um total de 12 mensagens, e a performance teve uma duração de 15minutos e quarenta segundos. O vídeo segue abaixo:

Na segunda apresentação (em Anápolis) dia 05 de novembro, adicionamos a possibilidade de interação via twitter, mas não deu muito resultado. Recebemos apenas uma interação via twitter, de um total de 62 mensagens recebidas. Com tantas mensagens recebidas a performance teve uma duração de 42minutos, o tempo de vida de nosso performer foi quadruplicado com o recebimento das mensagens =). Vídeo de Anápolis abaixo:

A peformance “10 minutos” (lá do início da história, lembra?) foi apresentada entre a apresentação de Brasília e Anápolis, e nela, usamos como recurso além das mensagens via celular, a digitação de mensagens ao vivo que entravam junto à imagem projetada. Gostamos bastante desse recurso, e do seu aumento de interação com a platéia, de maneira que ele passou a existir, nessa versão 1.1 apresentada em Anápolis. Na última apresentação (de Pirenópolis), a galeria estava vazia, de maneira que nos foi solicitado apresentar no Domingo, mas como tinhamos apresentação do Palavra Muda marcada não foi possível. Fizemos uma apresentação interna para registro, em que utilizamos como performer Patrícia Vianna, que não tenho o vídeo prontinho ainda para postar aqui.

Pensamos em voltar a apresentar em breve a performance “10 minutos”, e quanto à “10 minutos web” não temos previsão, mas ficamos bem contentes com os resultados e também de participar de um festival relevante da área multimídia. Agradecemos o pessoal da organização do Festival e todos que participaram assistindo ou enviando mensagem =).

Em breve postaremos a relação completa de todas as mensagens recebidas.