Provocações Urbanas chega em sua terceira edição, evento interdisciplinar de arte na rua que tem como proposta deslocar as pessoas de seu movimento cotidiano, e infiltrar na rotina uma dose inesperada de poesia em suas mais diversas manifestações.
Para esta edição constam na programação apresentações do Eranos Círculo de Arte, Osmar Domingos, Karma Cia de Teatro, Sandra Coelho, Circo Pirata, Cirquinho do Revirado e o Sexteto lambe-lambe “Instantes de Passagem”, composto por caixeiros da Cia Mestre Lunas (Chile), Gabriela Clavo y Canela (Argentina) e Eranos Círculo de Arte (Brasil). “Instantes de Passagem” foi premiado pelo prêmio Iberescena 2017.
O Evento conta com o patrocínio da Prefeitura Municipal de Itajaí e Fundação Cultural de Itajaí através do Edital de Eventos Comunitários, e da Prefeitura Municipal de Balneário Camboriú e Fundação Cultural de Balneário Camboriú
Confira abaixo a programação completa:
Itajaí – no calçadão Hercílio Luz02/08 (quarta) – 15h 03/08 (quinta) – 15h 04/08 (sexta) – 15h 05/08 (sábado) – 11h 07/08 – 15h 08/08 – 15h |
Balneário Camboriú10/08 – 15h | Praça da Cultura 11/08 – 15h | Praça Bruno Nitz 12/08 – 15h | ̶P̶r̶a̶ç̶a̶ ̶A̶l̶m̶i̶r̶a̶n̶t̶e̶ ̶T̶a̶m̶a̶n̶d̶a̶r̶é̶ 13/08 – 15h | Calçadão Central 14/08 – 15h | Calçadão Central 15/08 – 15h | Calçadão Central 16/08 – 15h | Av. Brasil próx. Shopping |
Saiba mais sobre as apresentações:
POR ONDE ANDEI – Leandro Maman (Eranos Círculo de Arte)
Performance que busca ressignificar a trajetória no espaço urbano. O foco está nos pés e seu contato com a cidade, na busca por pisar em um solo que difere, contrasta e se sobrepõe ao concreto cinza e sem vida.
DESVIA – Karma Cia. de Teatro
DESVIA é a primeira ação compartilhada do projeto Cartografia do Assédio, uma performance urbana em processo, que investiga a presença do corpo feminino na rua e as violências cotidianas a que ele está sujeito a partir da posse machista do território público. Partindo de procedimentos documentais, a ação busca reconstruir a experiência coletiva da rua como espaço simbólico de convivência e conflito, em busca do ato performático como forma de resistência e desconstrução de práticas opressivas.
ATO PÚBLICO – Osmar Domingos
Um musical dividido em três partes (purgatório em Itajaí, dia 04; inferno em Balneário Camboriú, dia 16; e paraíso, online, dia 30), Ato Público acompanha a jornada de Osmar, um personagem que, submetido ao choque de decisões políticas neoliberais fictícias, luta por não se tornar obsoleto na economia (e assim, para não ser inútil na sociedade) ao realizar números urbanos para juntar dinheiro para comprar um microondas de última geração sem ter que fazer crediário.
GARILHANDO – Circo Pirata Show
Dois garis usando a linguagem do Circo com malabarismo, equilibrismo de objetos não convencionais para tratar de um preconceito social devido a invisibilidade pública desses trabalhadores, dando-os um pouco de reconhecimento. Performes:Caroline Voltolini e Emanuel Delgado.
CIDADE E ALMA – Sandra Coelho
Não só a psicoterapia, mas a própria arquitetura, o planejamento urbano, o design e todas as chamadas ciências humanas são atingidas pela percepção da alma no mundo, da cidade como realidade psíquica. O retorno da alma no mundo, como propõe James Hillman, dessubjetiviza o enfoque puramente ecológico e inclui a urbanidade como campo válido de experiências psicológicas. A ação Cidade e Alma propõe a sensibilização de locais patológicos, abandonados, sujos e mau cuidados da cidade, através da ação de desenhar formas delicadas.
INSTANTES DE PASSAGEM – sexteto lambe-lambe
Cia MestreLunas (Chile), Gabriela Clavo y Canela (Argentina) e Eranos Círculo de Arte (Brasil)
Instantes de Passagem é um conjunto de seis caixas lambe-lambe, que trata do instante da passagem da vida para a morte – esse momento privativo e peculiar do último suspiro, em que a vida orgânica cessa. Cada caixa do sexteto trará uma abordagem diferente e particular para esse tema universal. São narrativas inspiradas em histórias íntimas do contato com o instante da passagem de cada caixeiro, contadas em segredo para uma pessoa por vez. O projeto Instantes de Passagem foi premiado pelo edital Iberescena de Co-produção de espetáculos 2017.
JÚLIA – Cirquinho do Revirado
Júlia, uma mulher das ruas, vem chegando. Palheta, seu fiel escudeiro, é quem a conduz. Na bagagem, coisas do mundo, coisas da vida, tantas coisas. Entre realidade e ilusão há uma linha muito tênue, onde uma mulher sem pernas seria capaz de rodopiar. Esta dupla errante gira o mundo ou é o mundo quem os gira? Excluídos pelos excluídos, dizendo-se donos dos restos de um circo incendiado, Júlia e Palheta “se viram”. Não é fácil ter pernas!