Dia 28 fomos mediadores da Roda de Conversa organizada pela cia Circo-Íris de Canelinha, com o tema “O Lugar da Arte e a Arte do Lugar”, como parte do projeto Circo de na Rua. Também participaram do evento as companhias Pequeninos, La Luna Cia de Teatro, Circo Pirata Show (Balneário Camboriú) e RestaNóis Cia Livre de Teatro (Camboriú).
Saiba um pouco mais sobre a proposta da Roda de Conversa:
Roda de conversa sobre Arte de Rua em Santa Catarina
“O Lugar da arte e a arte do Lugar”:
Ao propor esse encontro entre fazedores de arte de rua do Estado de Santa Catarina estamos enfatizando a necessidade de valorizar e prover a atuação do artista na rua como uma escolha est[ética] por uma linguagem acessível, democrática e milenar. Essa modalidade artística se concretiza a partir da relação entre artista e o espaço público, o artista e o público e o público e o espaço público que por sua vez, encontra-se ressignificado pela presença de pessoas em relação sensível. Articular uma rede entre estes fazedores é de suma importância tanto para aprofundar questões artísticas, quanto políticas, sobretudo em épocas em que estão sendo discutidas leis municipais, inconstitucionais, que criminalizam a arte de rua e geram uma supervalorização de padrões burgueses nas artes.
Os mediadores dessa conversa:
Eranos Círculo de Arte com o tema “O Lugar da arte e a arte do Lugar” a partir da sua experiência e pesquisa da rua como suporte para arte, e RestaNóis Cia Livre de Teatro com o tema “Arte de Rua em Santa Catarina” trazendo a experiência da participação na RBTR – Rede Brasileira de Teatro de Rua.