O Eranos Círculo de Arte, grupo artístico itajaiense, comemora o seu aniversário com a abertura da exposição especial “12 tempos de Eranos” em 31 de outubro, às 19h30, no hall térreo do Sesc Itajaí.
A exposição resgata os 12 anos do Eranos e contou com a curadoria da curadora catarinense Juliana Crispe. A entrada é gratuita e aberta ao público. O evento é a ação final de um projeto maior do coletivo, também chamado “12 tempos de Eranos”, que foi contemplado pela Lei de Incentivo à Cultura de 2021 e tem renúncia fiscal da Brasfrigo.
A curadora Juliana Crispe destaca que Eranos é um corpo-múltiplo essencial para a arte catarinense e que, em seus 12 anos, constituiu uma cartografia a partir da relação e dos atravessamentos de sua vasta produção com o público, com o outro. “Nessa exposição, o que temos é esse corpo-vivo, uma constelação, pontos conectáveis que contam pela pluralidade e pelas diferenças sobre Eranos. Uma exposição-ação, que se monta, desmonta e se modifica em seu processo. Desse modo, produzir uma exposição é realizar uma montagem móvel que convida o corpo do espectador a percorrer o ambiente, um espaço que fala sobre o passado e que reconfigura o presente do coletivo, na montagem de tempos e lugares diferentes que promove essa carta estelar”, comenta.
Assim, a exposição é um convite para conhecer e movimentar-se pelo passado e pelo presente do Eranos.
Ficha técnica:
Curadoria: Juliana Crispe, Concepção: Sandra Coelho e Leandro Maman, Projeto gráfico e de mídia: Leandro Maman, Montagem: Sandra Coelho e Leandro Maman, Apoio de Montagem: Otávio Barwinski e Luiz Fernando de Maman, Produção: Eranos Círculo de Arte, Agradecimento: Blenda Trindade, Patrocínio: Prefeitura Municipal de Itajaí, Fundação Cultural de Itajaí, Lei de Incentivo á Cultura e Brasfrigo, Apoio: Sesc.