Dia 21 de dezembro, na Casa da Cultura Dide Brandão, ocorrerá o lançamento oficial do curta metragem “Os Pequenos Mundos”, com dez sessões gratuitas a partir das 10h da manhã, sendo a última sessão às 14h30min. Todas as sessões contarão com tradução em libras.
Na ocasião também será lançado o livro homônimo, destinado para as infâncias, dos autores Sandra Coelho e Leandro Maman, integrantes do Eranos Círculo de Arte.
Durante o período da pandemia COVID-19, o Eranos Círculo de Arte grupo artístico de Itajaí produziu a obra digital OS PEQUENOS MUNDOS, uma experiência relacional híbrida por plataforma zoom, onde crianças acompanhadas de adultos cuidadores foram convidados a criar cenografia e adereços com caixas de papelão em suas casas, para participar de uma proposta audiovisual que ocorria somente ao vivo na relação entre a plateia de crianças e a atriz condutora da obra. Todos os bonecos e cenários também foram produzidos com caixas de papelão, de modo a potencializar a plasticidade e versatilidade desse material tão acessível.
Os Pequenos Mundos recebeu reconhecimento nacional, ao realizar temporada na plataforma digital do Centro Cultural Banco do Brasil em 2021, também foi um dos 13 trabalhos de pandemia selecionados de todo Brasil para compor a programação nacional do Sesc Palco Giratório 2022 e um dos trabalhos convidados para participar do Entre – Festival das Infâncias de Belo Horizonte. Em 2021 e 2022 realizou 59 apresentações com transmissão para todo o Brasil.
Os Pequenos Mundos conta a história de um filhote de cervo perdido (feito de caixa de papelão), e da jornada da boneca protagonista, que busca levar o filhote para o reencontro com seus pais. Em sua aventura se depara com diversas criaturas também feitas de caixa de papelão: as caixas-risonhas, o caixa-pássaro, a caixa-balão, o planeta-caixa e o gigante-caixa. A dramaturgia aponta para o cuidado e celebra a diversidade num mundo de fantasia construído especialmente para as infâncias.Todos os personagens são bonecos de papelão, com exceção da boneca protagonista, construída em impressão 3D. A proposta é ancorada no conceito dos BRINQUEDOS NÃO ESTRUTURADOS – como elemento de constituição estético da narrativa, estimulando a imaginação e a ludicidade.
A versão literária de Os Pequenos Mundos, que nasceu como peça teatral, e agora é compartilhada com o público a partir de ilustrações compostas por fotos de bonecos e caixas, trazendo as cenas da obra teatral em formato de livro para as infâncias. “A obra nasceu em meados de 2020 no formato de uma obra teatral, a partir do desejo de trabalharmos com caixas de papelão – entendidas como brinquedos não estruturados, ou seja, passíveis de virarem qualquer coisa que se queira. O nome ainda se refere a uma característica percebida em crianças, que é a de criar mundos em qualquer lugar e em qualquer situação”, conta Sandra Coelho.
O livro está sendo lançado com patrocínio da Prefeitura de Itajaí, Fundação Cultural de Itajaí, Lei Municipal de Incentivo a Cultura, Clínica São Lucas e Allog Group.Já a versão em curta-metragem conta com os mesmos personagens e estética do livro, que através da técnica de foto-animação ganham vida em uma aventura para todas as idades.
O filme foi produzido com a mesma equipe da versão criada durante a pandemia, com direção de Sandra Coelho, confecção de bonecos e animação de Leandro Maman, trilha sonora original de Hedra Rockenback, direção de arte de Adriano Guimarães, fotografia e autoria de Sandra Coelho e Leandro Maman.A obra foi produzida com patrocínio da Lei Paulo Gustavo, Governo Federal, Fundação Cultural de Itajaí e Prefeitura de Itajaí.Tanto o livro quanto o filme contarão com versão em audiodescrição desenvolvidas por Acessu – Acessibilidade Universal, com roteiro de audiodescrição por Juniro Formiga e Consultoria de audiodescrição e locução por Ira Vilaronga. O curta-metragem contará também com versão em libras, por Fabielle Christine Barbosa.