O Eranos Círculo de Arte abre dia 08 de março as 20h a exposição “Coração ao Cubo” na Casa da Cultura Dide Brandão. A exposição, desenvolvida por Sandra Coelho e Leandro Maman, foi selecionada pelo edital de ocupação das Galerias da Casa.

CORAÇÃO AO CUBO propõe o nascimento de um coração contemporâneo. Um coração anti-natural que num olhar objetivado, evoca a frieza e distanciamento das relações. Em tempos líquidos, a gênese do coração é cúbica, que propõe um anti-movimento e uma anti-anatomia no que diz respeito a forma. A base de formação e nascimento deste coração/cubo são tábuas de corte de uso doméstico. Garimpadas uma a uma, estas tábuas usadas seriam o lugar de nascimento de todo ser humano, o local de origem, que como base encontra-se cada vez mais dividida, segmentada, distanciada uma das outras e de si mesmo, numa sociedade onde as relações deixam marcas profundas no coração, símbolo máximo de morada das nossas emoções e sentimentos.

A partir deste conceito, propõe-se a exposição ‘Coração ao Cubo’, através da sobreposição de objetos (cubos individuais, justapostos e em intersecção que representam as fases da formação do órgão coração, desde uma única célula até a formação total do órgão) impressos em impressora 3D utilizando PLA vermelho, e tábuas de corte de uso doméstico usadas. Oito tábuas desenvolvem a narrativa da gênese do coração.

Como proposta integrativa deste cenário onde encontra-se a alma nos dias de hoje, o Vídeo Arte ‘Albedo’ projetado na parede oferece uma possibilidade de redenção. Albedo dentro da Alquimia é um processo de ‘branqueamento’, clareamento, ou numa linguagem mais comum – purificação. A exposição se apropria deste termo para mostrar, através de um vídeo arte, um coração branqueado construído pouco a pouco, também sinalizando uma bandeira branca aos tempos de cisão e dor.

O uso de tecnologia em arte é um dos eixos de pesquisa do Eranos Círculo de Arte, que busca em suas criações a relação entre ser humano e tecnologia, ancestral e contemporâneo, orgânico e digital.

FlyerCoracaoaoCuboCasadaCultura