Espetáculo teatral itajaiense vira projeto de Desenho Animado
Projeto piloto de série animada inspirada em “Mergulho – experiência teatral para crianças” do Eranos Círculo de Arte de Itajaí será lançado dias 15 e 16 de julho em 4 escolas da Rede Municipal de Ensino
O primeiro episódio do projeto piloto de “Mergulho – a série animada” será lançado em Itajaí no dia 15 de julho nas escolas CEI Valdemir de Souza (14h) e na EB Maria Nilza Ferreira Evaristo (15h30min) e no dia 16 de julho nas escolas CEI Padre João Pivatto (14h) e CEI Otávio César Pereira (15h30min). O objetivo é fazer o lançamento do Episódio 01 do projeto piloto junto ao público alvo do desenho animado que será de crianças da primeira infância. O projeto conta com o patrocínio da Lei de Incentivo a Cultura de Itajaí, Fundação Cultural de Itajaí, Prefeitura de Itajaí e Safrio,  produção do Eranos Círculo de Arte.
O espetáculo teatral “#Mergulho – experiência teatral com crianças” (assista o videoclipe em: http://eranos.com.br/projetos/mergulho/), foi desenvolvido na Cidade de Itajaí com direção de Max Reinert e atuação de Leandro Maman e Sandra Coelho. Sua estreia ocorreu no final de 2014, e desde então já realizou cerca de 200 apresentações, passando por cidades como Belo Horizonte, Salvador, Brasília, Rio de Janeiro, Petrópolis, Campinas, Londrina, Florianópolis, Joinville, Chapecó, Lages entre outras, sendo convidado/ selecionado para participar de importantes eventos de arte do Brasil, além de realizar temporadas na Caixa Cultural Brasília e Salvador, e Centro Cultural Banco do Brasil BH. Foi ganhador do prêmio Nacional Funarte Myriam Muniz em 2015. Sucesso de público e crítica, possui como diferencial ser voltado para a faixa etária de 1 a 6 anos de idade, e uso de animações audiovisuais em constante relação com elenco e plateia.

Em #Mergulho, um explorador/mergulhador encontra uma luva mágica e começa então a explorador e desenhar seu mundo. Esse personagem possui características que são intrínsecas as crianças e seu universo, já que estão constantemente explorando e descobrindo o mundo ao seu redor.

Figuras como a tartaruga, o tubarão, o peixe e as próprias ondas do mar azul excitam o imaginário e a participação infantil instintiva, desde já negociando seus medos e fantasias..”(Crítica recebida por Valmir Santos no IV Festival Brasileiro Toni Cunha)Para uma série, tradicionalmente, o foco maior está nos personagens, de modo que eles possam ser eixo principal de várias histórias, desse modo na transposição do teatro para a série de animação foi utilizado o mergulhador / explorador como personagem principal, um explorador que com a ingenuidade infantil encontra objetos mágicos que o auxiliam na tarefa de descobrir, e interferir com sua imaginação no mundo ao seu redor. O público alvo da série de animação será o mesmo do espetáculo teatral, crianças de 1 a 6 anos, e foco será na criação de enredos simples e que dialoguem com este universo, buscando uma narrativa de caráter imagético e com figuras que possam tocar o imaginário infantil. Esse explorador viverá diversas aventuras, e como no espetáculo, contará com a ajuda de seres míticos para salvar-se de suas enrascadas.

Para a construção da dramaturgia do espetáculo teatral, foi realizada uma pesquisa em escolas da rede pública de ensino, direcionada pela atriz e psicóloga Sandra Coelho. Sandra é a atriz do espetáculo #Mergulho. Nessa pesquisa foram coletadas histórias, imagens e desenhos das crianças, através de uma técnica chamada Imaginação Ativa, buscando captar imagens que emergissem espontaneamente do inconsciente infantil.Para a construção dos argumentos da série animada, ocorreu a continuação dessa pesquisa, visitando as quatro escolas da Rede Municipal de Itajaí que recebem o lançamento do projeto.Além de Sandra Coelho, a equipe também será composta pelo roteirista João Freitas, Hedra Rockemback – autora da trilha sonora do espetáculo teatral e que também assinará a trilha do desenho piloto – e  Leandro Maman. Leandro é proponente do projeto, ator e co-autor do espetáculo teatral #Mergulho, e assina também a criação de todas as suas animações audiovisuais. Na série animada será responsável pela direção geral e animações junto com a equipe do Eranos Círculo de Arte.

O projeto piloto prevê a produção do primeiro episódio da série animada, que posteriormente será disponibilizado na internet, e o roteiro dos 13 primeiros episódios.
Informações:- 47 9 9984.8712
E-flyer
___________________________________
Serviço:
Lançamento do Projeto Piloto – “Mergulho – a série animada”
15 de julho nas escolas CEI Valdemir de Souza (14h) e na EB Maria Nilza Ferreira Evaristo (15h30min)
16 de julho nas escolas CEI Padre João Pivatto (14h) e CEI Otávio César Pereira (15h30min)
Patrocínio: Lei de Incentivo a Cultura de Itajaí, Fundação Cultural de Itajaí, Prefeitura de Itajaí e Safrio
Produção: Eranos Círculo de Arte.