Oficina Ação e Projeção – projeção digital aplicada às artes cênicas
Presencial – Etapa Içara/SC
Ministrante: Leandro Maman (Eranos Círculo de Arte)
Em 2022 a oficina Ação e Projeção completa 12 anos de existência, num total de 21 edições realizadas em diversas cidades do Brasil, além de Londres e Buenos Aires. É um espaço de troca e entendimento dos processos do Eranos Círculo de Arte no uso da projeção digital como eixo criativo em seus trabalhos.
O público alvo são artistas, professores, designers ou qualquer pessoa interessada na experimentação artística utilizando o projetor digital como ferramenta.
A oficina irá ocorrer de maneira híbrida, com encontro on-line no dia 13/06 – segunda feira das 19h as 22h via google meet, e dia 14/06 – terça feira no Auditório do CÉU Vila Nova num total de 20 horas tendo além dos encontros, conteúdo assíncrono. As inscrições são gratuitas e limitadas, sendo as vagas ocupadas de acordo com a ordem de inscrição, então não deixe para última hora!
A oficina Ação e Projeção é um projeto selecionado pelo Prêmio Elisabete Anderle de Apoio à Cultura – Edição 2020, executado com recursos do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense da Cultura, em Içara conta com o apoio da Secretaria de Educação de Içara.
Sobre a oficina:A oficina tem como objetivo criar um espaço de discussão sobre relação entre corpo, presença, cenografia e projeção digital. Abordará de maneira técnica e criativa as possibilidades de interação entre cena e luz projetada, através do conceito de formas, objetos e bonecos de luz. Para tanto serão abordados conceitos de design, referências em multimídia, espaço cênico para composição digital, e o desenvolvimento de cenas tendo como eixo o recurso multimídia. Ao final, cada participante terá a oportunidade de elaborar um projeto cênico tendo como foco de criação a relação entre cena e projeção digital.
Não é necessário possuir experiência anterior ou equipamento de projeção para participação.
Sobre o ministrante: Leandro Maman é formando em Design (UNIVALI) e atua com teatro desde 1997. Artista multidisciplinar com incursões em artes visuais, literatura, teatro e audiovisual. Membro do Eranos Círculo de Arte de Itajaí/ SC, participa do processo criativo de todos os espetáculos da Cia. se apresentando com seus trabalhos no Brasil e Exterior. Pesquisa a relação entre aparatos digitais e artes presenciais, em especial de projeção digital e impressão 3D. Ministrou a oficina Ação e Projeção – projeção digital aplicada às artes cênicas no programa de formação da FUNARTE entre 2012 e 2016. Assina a direção e design de projeção de O Barquinho Amarelo (2019), Therése Visita a Janela Azul (2017), Ronin Luz e Sombra (2012), Performance 10 minutos web (2011) e Ronin (2009). Assina o design de projeção de #Mergulho – experiência teatral para crianças (2014), Mistérios de Elêsusi (2013), Pô! Ema – criação poética com crianças (2014), Um, Dois, Três: Alice! (2013), Caê (2018), Tchuplin: O Mistério Para Salvar o Ponto Azul (2016), Palavra Muda (2010). Foi produtor, ator e designer multimídia no Espetáculo Hotel Medea – da meia noite ao amanhecer (2008 – 2010), que realizou apresentações no Brasil e Reino Unido. Participou com trabalhos artísticos em importantes eventos do Brasil e exterior como: LIFT (London International Festival), Salisbury International Arts Festival, Festival de Inverno SESC RJ, 6º Festival Internacional de Teatro de Rua de Porto Alegre, XII Festival Internacional de Teatro de Campinas, V Circuito Estadual de Artes do RJ, XIII Salão Nacional de Artes de Itajaí, II FAM – Festival de Arte e Mídia de Brasília entre outros. Em 2015 ganhou o prêmio FUNARTE Myriam Muniz com “#Mergulho – Circulação”.
Para se inscrever preencha o formulário abaixo
Caso não receba a confirmação da inscrição em até 24h, entre em contato com eranos.arte@gmail.com