Encerrando o projeto Ação e Projeção, premiado pelo Edital Elisabete Anderle, será realizada uma edição totalmente on-line da Oficina. Na imagem de divulgação uma foto de quando nasceu a oficina Ação e Projeção, em uma residência que ocorreu através do Prêmio interações Estéticas da FUNARTE em 2010, no CPC Gargarullo em Miguel Pereira no Rio de Janeiro.
De lá pra cá, foram 22 edições da oficina em vários Estados do Brasil, além de edições em Londres e Buenos Aires. Nesta edição irá ocorrer de maneira totalmente on-line, com encontros via Google Meet dias 16/06 e 17/06/2022 – quinta e sexta-feira das 19h as 22h, além de conteúdo assíncrono num total de 16h . As inscrições são gratuitas e limitadas, sendo as vagas ocupadas de acordo com a ordem de inscrição, então não deixe para última hora!
O público alvo são artistas, professores, designers ou qualquer pessoa interessada na experimentação artística utilizando o projetor digital como ferramenta.
A oficina Ação e Projeção é um projeto selecionado pelo Prêmio Elisabete Anderle de Apoio à Cultura – Edição 2020, executado com recursos do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense da Cultura.
Sobre a oficina:A oficina tem como objetivo criar um espaço de discussão sobre relação entre corpo, presença, cenografia e projeção digital. Abordará de maneira técnica e criativa as possibilidades de interação entre cena e luz projetada, através do conceito de formas, objetos e bonecos de luz. Para tanto serão abordados conceitos de design, referências em multimídia, espaço cênico para composição digital, e o desenvolvimento de cenas tendo como eixo o recurso multimídia. Ao final, cada participante terá a oportunidade de elaborar um projeto cênico tendo como foco de criação a relação entre cena e projeção digital.
Não é necessário possuir experiência anterior ou equipamento de projeção para participação.
Sobre o ministrante: Leandro Maman é formando em Design (UNIVALI) e atua com teatro desde 1997. Artista multidisciplinar com incursões em artes visuais, literatura, teatro e audiovisual. Membro do Eranos Círculo de Arte de Itajaí/ SC, participa do processo criativo de todos os espetáculos da Cia. se apresentando com seus trabalhos no Brasil e Exterior. Pesquisa a relação entre aparatos digitais e artes presenciais, em especial de projeção digital e impressão 3D. Ministrou a oficina Ação e Projeção – projeção digital aplicada às artes cênicas no programa de formação da FUNARTE entre 2012 e 2016. Assina a direção e design de projeção de O Barquinho Amarelo (2019), Therése Visita a Janela Azul (2017), Ronin Luz e Sombra (2012), Performance 10 minutos web (2011) e Ronin (2009). Assina o design de projeção de #Mergulho – experiência teatral para crianças (2014), Mistérios de Elêsusi (2013), Pô! Ema – criação poética com crianças (2014), Um, Dois, Três: Alice! (2013), Caê (2018), Tchuplin: O Mistério Para Salvar o Ponto Azul (2016), Palavra Muda (2010). Foi produtor, ator e designer multimídia no Espetáculo Hotel Medea – da meia noite ao amanhecer (2008 – 2010), que realizou apresentações no Brasil e Reino Unido. Participou com trabalhos artísticos em importantes eventos do Brasil e exterior como: LIFT (London International Festival), Salisbury International Arts Festival, Festival de Inverno SESC RJ, 6º Festival Internacional de Teatro de Rua de Porto Alegre, XII Festival Internacional de Teatro de Campinas, V Circuito Estadual de Artes do RJ, XIII Salão Nacional de Artes de Itajaí, II FAM – Festival de Arte e Mídia de Brasília entre outros. Em 2015 ganhou o prêmio FUNARTE Myriam Muniz com “#Mergulho – Circulação”.
Para se inscrever preencha o formulário abaixo
Caso não receba a confirmação da inscrição em até 24h, entre em contato com eranos.arte@gmail.com