PÔ!EMA – multipoesias para as infâncias é um projeto de estímulo à escrita poética através da difusão de poesia em três diferentes linguagens: performance interativa, livro impresso e animação audiovisual. Serão realizadas apresentações da performance PÔ!EMA, exibições da série audiovisual Cine.EMA e distribuição do livro PÔ!EMA gratuitamente para a plateia de crianças.
A performance PÔ!EMA é um acontecimento teatral de estímulo à escrita literária para crianças em processo de alfabetização. Nesta performance uma Ema (digital projetada na parede) se alimenta de poemas fresquinhos nascidos do diálogo criativo entre crianças e a atriz / poetisa Sandra Coelho. Desde sua criação a performance já realizou mais de 70 apresentações, passando por diversas cidades de Santa Catarina, além de Rio de Janeiro (Festival Sesc de Inverno) e temporada no Centro Cultural Banco do Brasil de Belo Horizonte.
O livro PÔ!EMA – poesia de criança, é uma seleção de poesias que nasceram da performance homônima com crianças de diversas partes do Brasil. Lançado em 2020, com a primeira edição já esgotada, foi um dos livros selecionados para compor a vitrine do projeto Eu Faço Cultura, da Caixa Econômica Federal, além de ser adquirido para fazer parte do acervo de todas as bibliotecas do SESC Santa Catarina. Propomos a impressão de uma nova edição exclusiva para o prêmio Elisabete Anderle, distribuída gratuitamente.
A série Cine.EMA é a versão audiovisual dos poemas do livro, com direção da autora Sandra Coelho, desenhos animados pelo ilustrador Leandro Maman, e ambientação sonora desenvolvida especialmente para a série por Priscila Schaukoski e Bruno Andrade (Cirandela Teatro). A série com os primeiros 9 episódios de Cine.EMA foi lançada em 2021, através de projeto da Lei Aldir Blanc. Neste mesmo ano o seriado já foi selecionado para 3 importantes eventos nacionais do gênero: O Festival Internacional de Intercâmbio de Linguagens (FIL – RJ), a 20ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, e um dos 10 filmes selecionados para integrar a seleção especial da Mostra no Itaú Cultural Play, em 2022 foi selecionado para participar da mostra Corujinha do CineramaBC.
O projeto está previsto para abranger 4 mesorregiões do estado de SC, nas cidades de Canelinha, Içara, Itajaí e Jaraguá do Sul, realizando no total 12 apresentações da Performance Pô!Ema, sendo 3 apresentações por cidade; distribuição gratuita de 480 livros PÔ!EMA – poesia de criança para toda a plateia; e exibição de 8 sessões da obra audiovisual Cine.EMA.
As apresentações de Pô! Ema e exibições de Cine.Ema já estão marcadas nas Cidades de Canelinha, no auditório da prefeitura, no dia 15 de maio, com sessões as 10h (com tradução em libras), 14h, e 15h30, e em Jaraguá do Sul dia 22 de maio no Teatro do SESC, com sessões as 14h, 15h30, e 17h30 (com tradução em libras). Plateia Limitada.
Para ficar por dentro das ações do projeto acesse as redes sociais do eranos em instagram.com/eranoscirculodearte/ e facebook.com/eranos.arte
Assista aqui os episódios da série Cine.EMA: https://eranos.com.br/cineema/
Para saber mais sobre a performance Pô!EMA, assista o vídeo teaser: https://youtu.be/lhZO_s_PsjM