soprou um pó de ânima
ao mover o objeto
em tempo e espaço
precisos
tornou-se vivo
assim respira
Ânima de alma, animação não necessariamente alegria, mas vida. Vida com picos e vales. Às vezes é preciso descer para resgatar a alma.
Breve história do Eranos em bonecos.
O primeiro boneco a habitar o Eranos foi o monstro de Ronin Luz e Sombra, flutuante, perigoso, que dá choque com um olho só. Pisca. Monstro de luz interativo que ganha vida na sincronia entre animação direta do projetor e operações via computador em tempo real. Monstro programado em AS2 do antigo Flash. Sua morada são as paredes de prédios urbanos, monumentos, igrejas, caminhões, aparece somente à noite, quando a luz se esvai e a noite permite sua existência.
Depois, no teatro lambe-lambe, nasceu em A Visita um boneco compasso que visita no hospital uma seringa de aço inox de metal reluzente. A seringa está internada, e as máquinas detectam a parada de seu coração. O boneco morre e sua alma em projeção de luz deixa o corpo sob testemunho da única plateia que assiste. Os bonecos são os objetos em si acrescidos de um cordão vermelho que compõe os braços, conectados a varas superiores de arame para animação.
Ainda no teatro lambe-lambe desenvolvemos nosso primeiro trio de caixas: a trilogia Mistérios de Elêusis, inspirado no mito de Deméter e Perséfone. Estas duas personagens ganham vida confeccionadas em arame cor de cobre, bonecas de vara inferior que com vestido vazado permite Perséfone ficar literalmente debaixo da saia de sua mãe. Estas se relacionam com a mão dos caixeiros animadores que veste uma luva estilizada, e dá vida a Hades ao deus Hades, raptor da filha de Deméter.
Em #Mergulho personagens em desenho animado projetados no cenário se relacionam com ator, atriz e a plateia de crianças. Em O Barquinho Amarelo objetos de luz se relacionam com o movimento do elenco respondendo ao rastreio de movimento realizado com sistema de luz infravermelha.
Ainda no Barquinho construímos nosso primeiro boneco totalmente autoral, a galinha cocó, com estrutura e mecanismo impressos em 3D, luzes de led internas e coberto por Juta. Cocó é um boneco de vara superior, com movimento de cabeça independente com inclinação e retorno por mola, e corpo sustentando por um eixo que se move no balanço natural do movimento.
Durante a pandemia, aprofundamos a pesquisa na construção de mecanismos e bonecos utilizando impressora 3d: fizemos uma versão do mecanismo de Gunter Schnor encontrado no livro de Fetiig – Rod Puppets & Table-top Puppets. Este mecanismo está disponível gratuitamente para download no thingverse, e foi utilizado para animar o boneco de Coração InBox.
Em Coração InBox um boneco feito de papel pardo amassado e fita crepe espera dentro de uma caixa de papelão. Uma única lâmpada ilumina o interior da caixa, e o boneco se relaciona com ela e ações repetitivas buscando preencher o tempo que demora a passar. Ao final ele encontra sua redenção ao ser retirado da caixa. O boneco é animado pelo mecanismo de Gunter Schnor, vara com haste móvel que permite o movimento de cabeça independente dos ombros no eixo horizontal, e na ação de olhar pra cima e pra baixo. Os braços foram animados por hastes de arame de cor cobre, e a caixa recebeu furos para que os animadores pudessem ver o boneco enquanto realizavam as ações.
Ainda na pandemia, o mesmo mecanismo foi utilizado para o boneco de Am(ar), desta vez em um boneco feito de balão que encontra um cactus em seu caminho. A tensão entre o material frágil do balão e os espinhos do cactus acompanham toda a cena, finalizando com o esperado encontro entre os dois.
Ainda na pandemia foi criado o boneco de A Tempestade, um boneco com o aspecto externo da impressão realizada utilizando filamento PLA Wood, uma liga de PLA com pó de madeira e que dá um aspecto fosco e cor de madeira para a peça. Este boneco tem movimento de boca que lhe permite falar e também movimento nas pálpebras, permitindo abrir e fechar os olhos. A mesma estrutura foi utilizada para compor o Leco, apresentador do Jornaleco, websérie desenvolvida também durante a pandemia com notícias de Itajaí. Além do leco e convidados, também compõe o webjornal e repórter Lica, que possui a habilidade de de piscar um olho só, além de abrir e fechar os dois olhos juntos, dando um toque de charme para as matérias.
Ainda na pandemia se materializa o projeto Os Pequenos Mundos, obra interativa via plataforma Zoom para crianças. Neste trabalho vários bonecos ganham vida:
* Caixa pássaro, uma caixa de papel kraft que bate as asas com o movimento interno do dedo indicador;
* Caixa Cervo, uma caixa de papel kraft com galhada de galho de árvore, se move com manipulação direta de um eixo sobre o dorso;
* Caixas risonhas, caixas que riem com o movimento de abrir e fechar a tampa das caixas, a animação é realizada por meio de fios ligados na tampas da caixas;
* Caixa boi, uma caixa de Kraft com dois pequeno chifres e um saiote de tecido marrom, a animação do boi é realizada pelo impulso de uma vara superior;
* Balão, uma balão todinho feito de várias caixas de kraft, e içada por um barbante;
* Gigante, um grande boneco feito de caixas, único habitante do planeta caixa. Utiliza o mesmo mecanismo de Coração inBox e Am(ar) para o movimento de cabeça. No seu peito uma porta oculta pode ser abrir e levar para outra dimensão;
* Boneca protagonista, uma boneca de mesa de cerca de 25cm com suas partes rígidas impressas em 3d, sua movimentação de pernas se dá pelo movimento em pêndulo através dos impulsos de movimento do próprio boneco.
Com a volta das apresentações presenciais, a versão presencial de Os Pequenos Mundos realiza temporada de estreia no Rio de Janeiro, com o nome de Caixa Ninho foca a dramaturgia no caixa pássaro, e traz novos bonecos personagens:
* Caixas mãe e pai, dois caixa pássaros maiores, animados por vara inferior realizando o movimento do bater de asas por um gatilho, e de inclinação da caixa;
* Caixa filhote, filhote de passarinho autômato feito de caixinhas e papelão, que bate as asas e mexe o bico através do giro de uma manivela, as engrenagens do filhote passarinho foram impressos em 3d;
* Pássaro carrinho, filhote de passarinho de vara superior com rodinhas, que bate as asas quando gira as rodinhas pelo chão;
Em 2022 além de Caixa Ninho também estreamos outro espetáculo com bonecos, Plec e a Criação do Mundo, dessa vez em parceria com Iker Pérez, o trabalho ainda está em desenvolvimento, e assim que terminar continuamos o conto.